Explique como a vazão é medida com medidores de vazão do tipo por obstrução. Compare os medidores de orifício, de bocais de escoamento e os medidores de Venturi com relação ao custo, tamanho, perda de carga e exatidão.

Passo 1

Eita God do céu, vamos lá!

O que esse medidor faz? Bem, ele faz o fluido passar por uma obstrução (na maioria das vezes é uma contração) e verifica a diferença de pressão P1 e P2 e a relação é dada por:

V = A 0 C 0 2 ( P 1 - P 2 ) / ρ 1 - β 4

Onde A 0 = π d 2 4 e β = d D

E vale ressaltar aqui que d é a o diâmetro da seção obstruída (menor diâmetro) e D é o diâmetro do tubo em si. E uma vez conhecida velocidade média, se calcula a vazão por Q = V A c

Passo 2

Mas como ele faz isso?

Bem, olha a equação de Bernoulli:

P 1 ρ g + V 1 2 2 g + z 1 = P 2 ρ g + V 2 2 2 g + z 2

Essa equação basicamente diz o seguinte pra gente: Se eu aumento a velocidade de escoamento, eu diminuo a pressão, beleza?

E a gente sabe que se diminuirmos a seção de área transversal de escoamento, a velocidade AUMENTO e portanto a pressão naquele ponto TEM QUE DIMINUIR pra mantermos Bernoulli válida.

Em comparação o Venturi é mais caro, maior, tem maior acurácia e causa menor perda de carga. Comparando os três tipos de medidores de vazão por obstrução, com certeza o de orifício é o mais barato, menor, porém, gera a maior perda de carga, uma vez que por ser um orifício pequeno, gerará uma alta velocidade e portanto uma queda de pressão (perda de carga) significativa!!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados