Um fino aquecedor elétrico é envolvido em torno da superfície externa de um longo tubo cilíndrico cuja superfície interna é mantida a uma temperatura de 6 ℃ . A parede do tubo tem raios internos e externos de 2 4 e 78   m m , respectivamente, e uma condutividade térmica de 10   W / m ⋅ K . A resistência de contato térmico entre o aquecedor e a superfície externa do tubo (por unidade de comprimento do tubo) é R t , c ' = 0,01   m ⋅ K / W . A superfície externa do aquecedor é exposta a um fluido com T ∞ = - 10 ℃ e um coeficiente de convecção de h = 100   W / m 2 ⋅ K . Determine a potência do aquecedor por unidade de comprimento do tubo necessária para manter o aquecedor em T o = 25 ℃ .

Passo 1

Fala galera!! Vem comigo fazer mais uma questão!!

Para resolver essa questão, podemos começar fazendo as seguintes suposições:

(1) Condições de estado estacionário.

(2) Condução unidimensional.

(3) Propriedades constantes.

(4) Queda de temperatura insignificante no aquecedor.

Passo 2

Para resolver essa questão, podemos fazer um circuito térmico que representa a condução de calor no sistema. O circuito tem a seguinte forma:

Com isso, podemos aplicar um equilíbrio de energia a uma superfície de controle sobre o aquecedor. Assim temos:

q ' = q a ' + q b '

q ' = T o - T i ln ⁡ r o / r i 2 π k + R t , c ' + T o - T ∞ 1 / h π D o

Substituindo os valores pelos dados fornecidos, temos:

q ' = 25 ℃ - 6 ℃ ln ⁡ 78   m m / 2 4   m m 2 π 10   W / m ⋅ K + 0,01   m ⋅ K / W + 25 ℃ - - 10 ℃ 1 / 100   W / m 2 ⋅ K π 0,15   m

q ' = 660,67   W / m   + 1649,34   W / m  

q ' = 2310   W / m  

Portanto, a taxa de transferência de calor por comprimento é 2310   W / m   .

Resposta

q ' = 2310   W / m  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere um tubo a uma temperatura constante cujo raio seja maior que o raio crítico de isolamento. Alguém alega que a taxa de perda de calor do tubo aumentou quando algum isolamento é adicionado ao
Considere um tubo isolado exposto à atmosfera. O raio crítico do isolamento será maior em dias calmos ou em dias ventosos? Por quê?
Repita o Problema 3–84 para oxigênio líquido, que tem uma temperatura de ebulição de -183°C, calor de vaporização de 213 k J k g e densidade de 1140 k g m 3 a 1 atm de pressão.
Repita o Problema 3-80, considerando que a camada de 0,25 cm de espessura de depósito mineral k = 0,87Wm· K se formou sobre a superfície interna do tubo.
A temperatura de ebulição à pressão atmosférica do nitrogênio ao nível do mar (pressão de 1 atm) é -196°C. Portanto, o nitrogênio é comumente usado em estudos científicos de baixa temperatura. A tempe