Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 38
Ar forçado a 25 °C e 10 m/s é usado para resfriar componentes eletrônicos montados sobre uma placa de circuito impresso. Considere um chip com 4 mm de comprimento e 4 mm de largura, localizado a 120 mm da aresta frontal. Como a superfície da placa é irregular, o escoamento é perturbado e a correlação de convecção apropriada possui a forma .
Estime a temperatura da superfície do chip, , se a sua taxa de dissipação de calor for de 30 mW.
Passo 1
Nesse exercício, nós vamos considerar um coeficiente de convecção médio sobre o comprimento do chip como sendo igual ao coeficiente de convecção no centro do mesmo. Então, sabendo que o calor por convecção no chip é dado por:
Isolando a temperatura superficial do chip, chegamos em:
Só que nós precisamos da temperatura superficial para pegar as propriedades do ar para calcular Nusselt e Reynolds, então vamos chutar uma temperatura inicial de 45 °C, sendo assim, a temperatura média será:
Então, agora, como temos , podemos aproximar essa temperatura para 310 K para ficar mais fácil encontrar as propriedades de interesse. Dessa forma, recorrendo à tabela A.4 do apêndice A, para essa temperatura, temos as seguintes propriedades:
Passo 2
Então, de acordo com o que assumimos no passo 1 para o coeficiente convectivo, vamos então calcular o número de Nusselt para um ponto no centro do chip, então, com a relação dada no enunciado, temos:
Então precisamos calcular o número de Reynolds para o centro do chip. Lembrando da fórmula para o número de Reynolds, temos:
Substituindo os valores conhecidos e o ponto , temos:
Agora podemos substituir os valores conhecidos na equação para Nusselt, onde teremos:
Passo 3
Agora, sabendo que o coeficiente convectivo é dado por:
Substituindo os valores conhecidos, chegamos em:
Então agora podemos retornar à equação para a temperatura superficial descrita lá no passo 1 e substituir os valores conhecidos, então, teremos: