A camada-limite associada ao escoamento paralelo sobre uma placa isotérmica pode ser perturbada em qualquer posição x pelo uso de um fino fio que é esticado cruzando a largura da placa. Determine o valor do número de Reynolds crítico que está associado com a posição ótima do fio, a partir da aresta frontal da placa, que resultará na máxima transferência de calor de uma placa aquecida para um fluido frio.
Passo 1
Beleza! Para resolver esse problema, nós vamos recorrer à equação 7.38 vista nesse capítulo, que fornece a expressão para o número de Nusselt com camada limite mista, então, temos:
E, da equação 7.39 temos a expressão para A:
Então, sabemos que o valor do número de Reynolds crítico associado com a posição ótima do fio ocorre quando maximizamos o valor de Nusselt, só que, para maximizar Nusselt, devemos minimizar a expressão para A, que contém os números críticos de Reynolds.
Passo 2
Dessa forma então, iremos derivar a expressão para A em função do número crítico de Reynolds, e igualar essa expressão a zero para obter o valor do Reynolds crítico ótimo. Então, derivando A, temos:
Agora, igualando essa expressão a 0, chegamos em: