A fórmula para a velocidade de propagação de ondas em águas rasas, equação 10.9 ou 10.10, independe das propriedades físicas do líquido, isto é, a massa específica, a viscosidade ou a tensão superficial. Isso significa que ondas se propagam a mesma velocidade na água, no mercúrio, na gasolina e na glicerina? Explique.
Passo 1
Fala aí, galera!!! Bora pra mais um “lerigou” da mecânica dos fluidos? Questões teóricas assim são bem importantes para gente entender melhor como as coisas funcionam.
Vamos lembrar da equação que o enunciado falou pra gente!!!
Essa equação é válida para qualquer fluido, excetooooo para efeitos que estão relacionados à tensão superficial e viscosos. Primeiro passo então foi dado, é a gente entender quando temos a validação dessa equação!!
Passo 2
Para uma onda muito pequena, a gente sabe que a propagação poderá (não digo com certeza, porque é muito forte dizer isso haha) ter uma boa e grande influência da tensão superficial e do número de Weber.
Mas e se o fluido for muito viscoso? Bem, se ele for muito viscoso a gente pode entender que sua velocidade de propagação vai ter uma forte dependência do número de Reynolds. Então por exemplo, se você for observar os fluidos que nos foram dados...água, mercúrio e gasolina têm viscosidades razoavelmente próximas entre si, ou seja, elas devem ter a mesma influência dos efeitos de tensão superficial e efeitos viscosos, massssss a glicerina é viscosa pra caracaaaaa!!!! Então pra glicerina, muito provável ela terá a propagação de onda mais influenciada pelo número de Reynold, então de todos os fluidos, a glicerina seria uma boa candidata a ter a velocidade de propagação diferente das demais.
Só pra você ter uma ideia, se liga nas viscosidades dos nossos fluidos!!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)