Qual é o efeito do ganho de aquecimento e perda de calor sobre a entropia do fluido durante o escoamento de Rayleigh?

Passo 1

Essa é uma questão teórica sobre o escoamento de Rayleigh. O escoamento de Rayleigh é o escoamento de um gás ideal através de um duto com área constante que troca de calor. O escoamento é unidimensional (a velocidade u do fluido só varia em uma direção), permanente (o escoamento não muda com o tempo) com o atrito F a t entre o tubo e o gás desprezível F a t ≅ 0 .

Para estudar escoamento de Rayleigh, usamos um gráfico T-s (temperatura versus entropia) desse escoamento como mostrado abaixo. A curva do gráfico T-s é chamada de linha de Rayleigh. O primeiro passo para descobrir o efeito do aquecimento e da perda de calor sobre a entropia s do fluido é entender o que os pontos da linha de Rayleigh significam.

Por isso, veremos no próximo passo o que cada ponto da linha de Rayleigh significa. Depois, no passo 3, podemos explicar melhor o efeito do aquecimento e da perda de calor sobre a entropia s .

Passo 2

Nesse passo vamos explicar o que cada ponto da curva de Rayleigh significa.

Para entender isso melhor, vamos imaginar um escoamento de Rayleigh, no qual um gás ideal entra no duto em um estado inicial 1 (com uma pressão P 1 , uma temperatura T 1 , uma densidade ρ 1 , uma entropia s 1 e um número de Mach M a 1 ). A figura abaixo ilustra essa situação.

Depois de trocar calor com o ambiente através do duto, o gás sai no estado 2 com uma pressão P 2 , uma temperatura T 2 , uma densidade ρ 2 , uma entropia s 2 e um número de Mach M a 2 .

Cada estado 1 de entrada do gás gera uma linha de Rayleigh no gráfico T-s.

Além disso, vemos pela figura acima que cada ponto da linha de Rayleigh é uma combinação de valores de temperatura final T 2 e entropia final s 2 que o gás pode ter. Para cada estado 1 de entrada, existem combinações de T 2 e s 2 diferentes possíveis para o gás.

Os valores possíveis de T 2 e s 2 são determinados através da aplicação de três leis: a lei de conservação de energia, a lei de conservação de massa e a lei de conservação de quantidade de movimento.

Passo 3

Agora que sabemos o que a linha de Rayleigh significa, podemos entender melhor qual o efeito do aquecimento e do resfriamento sobre a entropia do fluido. Para isso, nós vamos dividir os efeitos em dois casos. Em um caso, o escoamento do gás após a troca de calor (estado 2) é subsônico M a 2 < 1 . Esse caso é marcado com uma linha verde. Em outro caso o escoamento do gás após a troca de calor (estado 2) é supersônico M a 2 > 1 . Esse caso segundo caso é marcado com uma linha verde. A figura abaixo mostra os dois casos.

Nós vemos pela figura acima que, para os dois casos ( M a 2 > 1 e M a 2 < 1   ), o aquecimento resulta em um aumento da entropia s do fluido até um limite máximo s m á x .

Também vemos que, para os dois casos ( M a 2 > 1 e M a 2 < 1   ), o resfriamento resulta em uma diminuição da entropia s do fluido.

Resposta

Através da linha de Rayleigh vemos que, para M a 2 > 1 e M a 2 < 1 o aquecimento aumenta a entropia s do fluido até um valor máximo s m á x e o resfriamento diminui a entropia s do fluido.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar entra em um duto adiabático com 15 m de comprimento, 4cm de diâmetro a V 1 = 70 m / s , T 1 = 5 00 K e P 1 = 3 00k P a . O fator médio de atrito do duto é estimado como 0,023. Determine o número de
Ar de uma sala a T 0 = 290K e P 0 = 95k P a é retirado de forma constante por uma bomba a vácuo através de um tubo adiabático com 1 cm de diâmetro, 50 cm de comprimento e um bocal convergente na entra
Repita o Problema 12-111 para um fator de atrito de 0,025 e comprimento do tubo de 1 m.Relembrando Ex 111:Ar de uma sala a T 0 = 290K e P 0 = 95k P a é retirado de forma constante por uma bomba a vácu
Ar entra em um duto adiabático com 5 cm de diâmetro, 4 m de comprimento e condições de entrada de M a 1 = 2,8 , T 1 = 38 0 K e P 1 = 8 0k P a . Observa-se que um choque normal ocorre em um local que e
Ar entra em um duto adiabático com 20 m de diâmetro a condições de entrada V 1 = 15 0 m / s , T 1 = 500 K e P 1 = 2 00k P a . Para um fator de atrito médio de 0,014, determine o comprimento de duto na