Enunciado

Um manômetro indicou uma pressão de 0,25 MPa nos pneus frios do seu carro em uma altitude de 3.500 m sobre uma montanha. Qual é a pressão absoluta nos pneus? Com a descida até o nível do mar, os pneus foram aquecidos até 25ºC. Que pressão o manômetro indica nesta condição? Considere a Atmosfera-Padrão Americana.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos.

Neste problema temos duas coisas acontecendo.

Primeiro, um carro na altitude de 3500 m , com os pneus frios, tem uma pressão manométrica de 0,25 M P a e queremos saber qual a pressão absoluta no pneu.

Segundo, o carro desce para o nível do mar, o pneu do carro se aquece até 25 º C e então queremos saber qual vai ser a pressão manométrica do pneu, nessa condição.

Para o primeiro problema, vamos utilizar que a pressão absoluta é a soma da pressão manométrica com a pressão atmosférica...

p = p a t m + p g

Para o segundo problema, vamos usar aquela famosa ideia dos gases ideais. Sabemos que podemos comparar dois gases ideais por:

p V T = p o V o T o

Pensa aqui rapidão... Dentro do pneu, o volume do gás lá dentro, vai variar? Não, né...

Então, podemos reduzir para:

p = T T o p o

Com essa equação, encontramos a pressão absoluta a nível do mar e com ela, encontramos a pressão manométrica no pneu a nível do mar.

Bora resolver isso aí, então?

Passo 2

Resolvendo a primeira parte, temos que encontrar a pressão atmosférica na altitude de 3500 m , e para isso vamos usar a Tabela A-3 do livro, que nos dá propriedades da Atmosfera-Padrão Americana...

Nessa tabela, temos que:

P a t m = 0,6492 × P S L

Sendo P S L , a pressão atmosférica a nível do mar.

P S L = 101 k P a

Portanto...

P a t m = 0,6492 × 101 = 65,6 k P a

Agora que temos a pressão atmosférica e o enunciado nos deu a pressão manométrica, podemos encontrar a pressão absoluta dentro do pneu na altitude de 3500 m :

p = p a t m + p g

p = 65,6 + 250  

p = 316   k P a

(Se liga que 0,25 M P a é o mesmo que 250 k P a ‼   )

Passo 3

Agora, vamos encontrar a pressão após a descida.

Para isso, precisamos saber a temperatura dentro do pneu na altitude de 3500 m . Como o enunciado nos disse que o pneu se encontra frio, podemos considerar que o pneu terá a temperatura padrão da atmosfera estadunidense a 3500 m .

Da Tabela A-3, temos que:

T o = 265,4   K

(Eu chamei de T o , por que essa será a temperatura do nosso gás inicial).

O enunciado nos deu a temperatura do pneu a nível do mar, ele foi aquecido até 25 º C ...

T = 25 + 273 = 298   K

Agora é só substituir, na nossa relação de gases ideais sem alteração de volume

p = T T o p o

p = 298 265,4 × 316

p = 354 k P a

E para finalizar de vez, agora que temos a pressão absoluta, vamos encontrar a pressão manométrica.

p = p a t m + p g

p g = p - p a t m

E como agora estamos no nível do mar, podemos usar p a t m = p S L = 101 k P a ...

Portanto:

p g = 354 - 101

p g = 253 k P a

Agora sim, fechamos de vez essa questão!

Resposta

p = 316   k P a

p g = 253   k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O sistema na Figura P2.17 está a 20°C. Se a pressão no ponto A é de 90973 Pa, determine as pressões nos pontos B, C e D em Pa.
O sistema ar-óleo-água na Figura P2.15 está a 20°C. Sabendo que o manômetro A registra a pressão absoluta de 103,42 kPa e o manômetro B registra 8618 Pa menos do que o manômetro C, calcule (a) o peso
O tubo em U abaixo tem diâmetro interno de 1 cm e contém mercúrio como mostra a figura. Se colocarmos 20 cm³ de água no ramo direito do tubo, qual será a altura da superfície livre em cada ramo após o
O medidor de combustível de um tanque de gasolina de um carro fornece uma indicação proporcional à pressão manométrica do fundo do tanque, como mostra a figura abaixo. Se o tanque tiver 30 cm de profu
Na figura abaixo ambos os fluidos estão a 20°C. Se os efeitos da tensão superficial forem desprezíveis, qual a massa específica do óleo, em kg/m³?