O método tradicional para medir a pressão sanguínea usa um esfigmomanômetro, que registra primeiro a pressão mais alta e depois a pressão mais baixa da qual se pode ouvir o ruído “Kortkoff” de escoamento. Pacientes com hipertensão perigosa podem apresentar as pressões mais altas da ordem de 34475Pa. Os níveis normais, no entanto, são de 18616,5 e 11721,5 Pa, respectivamente para pressão alta e pressão baixa. O manômetro usa mercúrio e ar como fluidos. (a) Qual deve ser a altura do tubo do manômetro em cm? (b) Expresse a pressão sanguínea normal em milímetros de mercúrio.
Passo 1
Viu?! MecFlu também é cultura!
Essa questão foi pra lembrar a gente que em primeiro lugar vale a nossa saúde!!! Então antes de começar a fazer essa questão, toma um copinho d’água para hidratar o corpo :D
Passo 2
(a) Bem, aqui é uma aplicação bem direta da hidrostática para que a gente consiga correlacionar as coisas. Uma vez que os pacientes com alta pressão tem sua pressão máxima as vezes maior que 34475 Pa, então pra calcular qual é altura de mercúrio que deve ter no manômetro é:
Ou seja, a altura do manômetro deve ter NO MÍNIMO 26 cm, então por medidas de segurança a gente vai colocar aquele “fator de erro” de mais ou menos 10% pra garantir que não vamos ter problema. Então o tubo deve ter 30 cm mais ou menos.
Passo 3
(b) Para calcular a altura de mercúrio é tranquilo também, basta dividirmos as pressões dadas na letra (b) pelo peso específico do mercúrio.