Uma mistura de e encontra-se em um recipiente a , com cada uma das espécies com uma pressão parcial de . Calcule a concentração molar, a concentração mássica, a fração molar e a fração mássica de cada espécie.
Passo 1
Hey heyyy, turubom? Nessa questão nós temos as pressões parciais e a temperatura para uma mistura de e . E queremos encontrar a concentração molar, densidade de massa, fração molar e fração mássica de cada espécie.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir comportamento perfeito dos gases. Do enunciado temos que,
E consultando a tabela para encontrar a massa molar das espécies, temos:
Passo 3
Da equação de estado para um gás ideal,
Então, com
Passo 4
Com,
Temos que,
Passo 5
E com,
Encontramos,
Passo 6
Por fim, com:
Encontramos,
Acabamos a questão \o/
Resposta
,
,
Exercícios de Livros Relacionados
13–19C Qual é a diferença entre a pressão componente pressão parcial? Quando elas são equivalentes?
13–18C Como é expresso o comportamento P - v - T de um componente em uma mistura de gases ideais? Como é expresso o comportamento P - v - T de um componente de uma mistura de gases reais?
13 – 28 Contaminantes atmosféricos são muitas vezes medidos em partes por milhão (em volume). Qual seria a pressão parcial do r e f r i g e r a n t e - 134 a no ar atmosférico a 100k P a e20° C necess
13 – 29 Um tanque rígido contém 0,5 k m o l de argônio e 2 k m o l de nitrogênio a 250 k P a e 280 K . A mistura é então aquecida até 400 K . Determine o volume do tanque e a pressão final da mistura.
13 – 30 Uma mistura de gases consiste em 30 % de hidrogênio, 40 % de hélio e 30 % de nitrogênio, em volume. Calcule as frações mássicas e o peso molecular aparente dessa mistura.