Um ônibus trafega a 80 km/h no arpadrão. A área frontal do veículo é 7,5 m2 e o coeficiente de arrasto é 0,92. Quanta potência é requerida para superar o arrasto aerodinâmico? Estime a máxima velocidade do ônibus, se o motor tem potência nominal de 346,75 kW. Um jovem engenheiro propõe adicionar dispositivos aerodinâmicos sobre a frente e a traseira do ônibus para reduzir o coeficiente de arrasto. Testes indicam que isso reduziria o coeficiente de arrasto para 0,86, sem alterar a área frontal. Qual seria a potência requerida a 80 km/h, e qual a nova velocidade máxima? Se o custo do combustível para o ônibus é cerca de 300 dólares por dia, qual o tempo de amortização do investimento, orçado em 4800 dólares?
Passo 1
Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Primeiro, vamos calcular a potência necessária para superar o arrasto aerodinâmico. Para isso, temos:
Onde:
Com isso, podemos substituir as seguintes informações dadas pelo enunciado:
Logo:
Substituindo na fórmula da potência:
Passo 2
Agora, para obtermos a velocidade máxima, precisamos saber que ela corresponde a potencia máxima do motor, obtida por:
Substituindo:
Passo 3
Com isso, vamos repetir esses cálculos com as adições aerodinâmicas onde . Fica assim:
Sendo assim, a nova potência será de:
E a nova velocidade máxima é dada por:
Passo 4
Por fim, para sabermos o tempo de amortização do investimento temos que o custo deste é de 4800 dólares e que o custo de diário de combustível é de 300 dólares por dia. Sendo assim:
Logo, o novo custo de gasolina por dia seria de 280 dólares, o que nos economizaria 19,6 dólares por dia. Com isso para obtermos o tempo em meses basta: