Exercícios de Força de Arrasto - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
A força de arraste surge quando há escoamento de fluido ao redor de um corpo sólido. Um sólido em queda livre através de um fluido acelera até haver equilíbrio entre a força de arraste, o peso do sólido e o empuxo, sendo essa condição conhecida como condição terminal, e a velocidade, como velocidade terminal.
1. A força de arraste depende da densidade do fluido e independe da densidade do sólido.
2. A força de arraste sobre um sólido, na condição terminal, independe da forma do sólido, uma vez que o balanço de forças é sempre o mesmo.
3. A força de arraste é relacionada ao transporte de quantidade de movimento e influencia fortemente as operações unitárias de sedimentação, transporte pneumático e fluidização.
4. A força de arraste sobre uma esfera pode ser dividida em arraste de atrito e de pressão, sendo que as propriedades do fluido que mais influenciam cada uma delas são a viscosidade e a densidade, respectivamente.
Assinale a alternativa correta
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Ver solução completaQuestão 2
Você é um engenheiro recém-formado e decide fazer com que um misturador rotativo seja melhorado por meio da substituição dos discos por anéis. Os anéis podem ter a vantagem adicional de fazer com que o misturador misture mais eficientemente. Se o misturador absorve 350 W a 60 rpm, refaça o projeto. Existe uma restrição no projeto de que o diâmetro externo dos anéis não deve exceder 125 mm.
Ver solução completaQuestão 3
Uma placa plana fina de 55 cm por 110 cm está imersa em um fluxo de 6 m/s de óleo SAE 10 a 20°C. Calcule o arrasto total de atrito, caso o fluxo seja paralelo (a) ao lado maior ou (b) ao lado menor.
Dados: ,
Coeficiente de arrasto (placa plana, sem gradiente de pressão, laminar)
Coeficiente de arrasto (placa plana, sem gradiente de pressão, turbulento)
Escoamento Laminar:
Escoamento Turbulento:
Ver solução completaQuestão 4
Um rebocador de barcaças fluviais é testado em um tanque de provas. O modelo do rebocador é construído em uma razão de escala de 1:13,5. As dimensões do modelo são: comprimento total 3,5 m, través 1 m e calado 0,2 m. (O deslocamento do modelo em água doce é 5500 N.) Estime o comprimento médio da superfície molhada do casco. Calcule a força de arrasto de atrito superficial no protótipo a uma velocidade de 3,601 m/s com relação à água.
Dica: Assuma o rebocador como um paralelepípedo de dimensões 3,5 m:1,0 m:0,2 m.
Ver solução completaQuestão 5
Um misturador rotativo é construído com dois discos circulares, conforme mostrado. O misturador é acionado a dentro de um grande vaso contendo uma solução de salmoura (). Despreze o arrasto sobre as hastes e o movimento induzido no líquido. Estime o torque e a potência mínimos requeridos para acionar o misturador.
OBS: A sigla significa “specific gravity” e se refere a densidade relativa da substância, ou seja, a razão entre a densidade da substância sobre a densidade da água.
Ver solução completaQuestão 6
O coeficiente de arrasto de um disco com um escoamento normal a uma de suas faces é Cd = 1,17, para valores do número de Reynolds maiores do que 1000.
Em um experimento tem-se água escoando normal à face de um disco. A força de arraste da água no disco é de alguma forma determinada. Repete-se o experimento com duas modificações, utiliza-se ar como fluido e altera-se a velocidade do escoamento para garantir que nos dois experimentos o número de Reynolds seja o mesmo e superior a 1000. A força de arraste do ar no disco é, também, de alguma forma determinada. Considere que a água com e , e considere o ar com e .
Com relação às forças que atuam nesse experimento, é correto afirmar que
(A) A força de arrasto será a mesma nos dois experimentos, pois o número de Reynolds e o coeficiente de arrasto são os mesmos; e a força de empuxo será maior no experimento com água.
(B) A força de arrasto será maior no experimento com água, no qual a velocidade do fluido é menor; e a força de empuxo é maior no experimento com água.
(C) A força de arrasto será maior no experimento com água, no qual a velocidade do fluido é menor; e a força de empuxo será menor no experimento com água.
(D) A força de arrasto será maior no experimento com água, no qual a velocidade do fluido é maior; e a força de empuxo é maior no experimento com água.
(E) A força de arrasto será menor no experimento com água, no qual a velocidade do fluido é maior; e a força de empuxo será menor no experimento com água.
Ver solução completaQuestão 7
A resistência ao movimento de uma boa bicicleta sobre um pavimento liso é decorrente, quase que inteiramente, do arrasto aerodinâmico. Considere que a massa total de ciclista e bicicleta é . A área frontal, medida de uma fotografia, é . Experiências em uma colina com declive de 9% mostram que a velocidade terminal é A partir desses dados, o coeficiente de arrasto é estimado como . Verifique os cálculos do coeficiente de arrasto. Estime a distância necessária para que o ciclista e bicicleta desacelerem de para , enquanto o ciclista descansa nos pedais após atingir o piso plano.
Ver solução completa