Pedras lançadas sucessivamente no mesmo ponto, dentro do escoamento de água em um canal com 65 cm de profundidade, criam duas ondas circulares, como na figura abaixo. Com base nessa informação, calcule (a) o número de Froude e (b) a velocidade da corrente.

Passo 1

Fala aí, galera!!! Bora pra mais um “lerigou” da mecânica dos fluidos? Bem, mais uma vez aqui é mostrado uma importância muito grande de entender-se bem a parte teórica da disciplina.

De acordo com a teoria de propagação, o centro de cada círculo vai se mover com a velocidade de corrente V. Isso é de extrema importância ser entendido porque se não for assim, você não vai conseguir resolver a questão! Perceba que essa questão é BEMMMMMMMM PARECIDA com a questão anterior, a P10.6

Passo 2

(a) Se o local de queda da nossa pedrinha (bolinha preta no desenho abaixo) estiver uma distância x a frente do círculo menor, temos como calcular ela sendo o produto do raio da onda com a velocidade da corrente dividido pela velocidade de propagação.

X = 3 V c 0

Note que uma análise dimensional nos dará que X = m m s m s = [ m ]

Note que esse “3 é o próprio raio do círculo.

Vamos escrever a mesma ideia para o círculo maior!!

X + 4 = 9 V c 0

Passo 3

Substituindo a equação do círculo menor no maior, temos que:

3 V c 0 + 4 = 9 V c 0 → 6 V c 0 = 4 → F r = V c 0 = 4 6 = 0,667   m / s

Passo 4

(b) Calculando que será nossa velocidade de propagação, temos que:

c 0 = g y = 9,81 ( 0 , 65 ) = 2 , 53   m / s

Portanto, a velocidade da corrente é dada por V = 0,667 c 0 = 1,68   m / s

Resposta

a 0,667   m / s

b 1,68   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As relações isentrópicas dos gases ideais se aplicarão aos escoamentos através de (a) ondas de choque normais, (b) ondas de choque oblíquas e (c) ondas de expansão de Prandtl-Mcyer?
Para um gás ideal que escoa através de um choque normal, desenvolva uma relação para V 2 / V 1 , em termos de k , M a 1 e M a 2 .
Calcule a variação da entropia do ar através da onda de choque normal no Problema 12-78.
Calcule a variação da entropia do ar através da onda de choque normal no Problema 12-76.
Ar entra em um bocal convergente-divergente com velocidade baixa a 2,0 MPa e 100°C. Se a saída de área do bocal for 3,5 vezes a área de garganta, qual é a contrapressão necessária para produzir um cho