Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 116
Uma placa plana coberta por uma substância volátil (espécie A) está exposta a um escoamento paralelo de ar atmosférico seco a T∞ = 20°C e com u∞ = 8 m/s. A placa é mantida a uma temperatura constante de 134°C por um elemento aquecedor elétrico e a substância evapora da superfície. A placa possui uma largura de 0,25 m (normal ao plano da figura) e sua superfície inferior encontra-se isolada.
A massa molar e o calor latente de vaporização da espécie A são MA = 150 kg/kmol e hlv = 5,44 × 10 6 J/kg, respectivamente, e a difusividade mássica é de DAB = 7,75 × 10 −7 m2 /s. Se a pressão do vapor saturado da espécie é de 0,12 atm a 134°C, qual é a potência elétrica necessária para manter o sistema em condições de regime estacionário?
Passo 1
Fala aí! Partiu resolver essa questão! Nosso enunciado quer saber o tempo que a potência elétrica necessária para o sistema se manter em regime estacionário, show?
Podemos encontrar o que ele pede da seguinte forma:
Precisamos fazer algumas continhas antes, para encontrar os termos que nos faltam… Mas antes disso, vamos visitar a tabela A-4, do apêndice do livro, para pegar mais algumas informações, usando a temperatura média e a pressão dada:
Vamos lá então!
Passo 2
Agora vamos fazer nossa sequência de continhas para encontrar o e o , partiu!
Então vamos começar encontrando o número de Reynolds:
Agora o valor de :
Vamos continuar…
Passo 3
Agora sim podemos encontrar o e o :
Vamos continuar:
Estamos quase lá, mas ainda falta o valor de :
Passo 4
Show! Vamos finalizar nossa questão:
Uhul! Conseguimos!