Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 71
Qual a principal diferença entre um fluido newtoniano e um fluido não newtoniano? Cite pelo menos três fluidos newtonianos e três não newtonianos.
Passo 1
Vem comigo pra gente aprender agora de uma vez por todas a diferença entre um fluido newtoniano e um fluido não newtoniano!
O nome Newton você já conhece. Desde o ensino médio você escuta o nome desse cara em várias áreas da física, e ele também deixou sua contribuição pra Mecânica dos Fluidos ao desenvolver a famosa Lei de Newton da viscosidade, que é a equação aí embaixo:
Sendo a tensão de cisalhamento do fluido, a viscosidade do fluido e o gradiente de velocidades (taxa de deformação) do escoamento.
Basicamente, a gente define um fluido newtoniano com aquele que segue essa lei regida por essa equação matemática.
Se a gente reparar melhor, vai perceber que a tensão de cisalhamento varia diretamente proporcional (linear) com a taxa de deformação, e a viscosidade é um parâmetro essencialmente constante, como mostra a ilustração abaixo.
Muitos fluidos comuns, que a gente utiliza no dia-a-dia, são fluidos newtonianos, como a água, o ar, a gasolina e outros líquido à base de óleo.
Agora, os fluidos não-newtonianos são basicamente aqueles que não se enquadram nessa definição. Eles são fluidos nos quais a tensão de cisalhamento NÃO varia de forma linear com a taxa de deformação.
Alguns exemplos comuns desse tipo de fluido são lama, soluções de polímeros, sangue e até creme dental!
Pronto, agora aprendemos a principal diferença entre um fluido newtoniano e um fluido não newtoniano!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)