No problema 1.2 fizemos uma integração da distribuição da densidade ρ ( z ) na tabela A.6 e calculamos a massa da atmosfera da terra como m ≈ 6 e 18   k g . Pode-se usar esse resultado para calcular a pressão ao nível do mar na terra? Inversamente, a pressão real ao nível do mar de 103,35 kPa pode ser usada para fazer uma estimativa mais precisa da massa da atmosfera?

Passo 1

A primeira pergunta diz se podemos usar a massa da atmosfera da terra para calcular a pressão ao nível do mar. A resposta é SIM!!!

A pressão atmosférica é essencialmente o resultado do peso do ar que está acima de um determinado ponto. Logo, podemos dizer então que no nível do mar a pressão será dada pela clássica equação:

P = P e s o Á r e a t e r r a = m a r   x   g 4 π R t e r r a 2 = 6 x 10 18   x   9,81 4 π   x   6,377   x   10 6 2 = 117000   P a

Passo 2

Poder até pode, mas você observará um pequeno desvio ao valor encontrado no exercício 1.2

A pressão a nível do mar costuma ser indicada como sendo 101350 Pa, usando a mesma equação do passo 1, observa-se que:

m a r = A t e r r a P n í v e l   d o   m a r g = 5,28   x   10 18 k g

Observe que há uma diferença de 13% aproximadamente entre uma massa de ar obtida pela integração de um perfil (o que é mais correto) do que quando utilizado unicamente a fórmula acima.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados