Enunciado

A leitura da pressão manométrica de um líquido a uma profundidade de 3 m é 28 kPa. Determine a pressão manométrica do mesmo líquido a uma profundidade de 12 m.

Passo 1

Vamos lá então! Temos um líquido misterioso, com densidade desconhecida, mas sabemos que a uma profundidade de 3 m a pressão é 28   k P a .

A expressão para calcular a pressão manométrica é:

P = ρ g h

Para o primeiro caso temos:

28 = ρ g × 3

No segundo caso:

P 2 = ρ g × 12

A questão pede para a gente a pressão a uma altura de 12   m ( P 2 ) . A gravidade e o ρ são iguais nas duas situações, certo? Então vamos isolar eles e igualar as duas equações:

P 2 12 = 28 3

Calculando:

P 2 = 112   k P a

Resposta

A pressão na altura de 12 m é P 2 = 112   k P a   .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A leitura da pressão absoluta da água a uma profundidade de 5 m é 145 kPa. Determine:a pressão atmosférica local a pressão absoluta a uma profundidade de 5 m em um líquido cuja gravidade específica é
O macaco hidráulico de uma oficina de automóveis tem um diâmetro de saída de 30 cm e deve elevar carros com até 2.000 kg. Determine a pressão manométrica do fluido que deve ser mantida no reservatório
A pressão frequentemente é dada em termos de uma coluna e é expressa como “carga de pressão”. Expresse a pressão atmosférica padrão em termos de colunas de (a) mercúrio (GE=13,6), (b) água (GE = 1,0)
Repita o problema 3-31 substituindo o ar por óleo cuja gravidade específica é de 0,72.
Considere um homem de 1,80 m de altura em pé na água e completamente submerso em uma piscina. Determine a diferença entre as pressões que agem sobre a cabeça e os dedos desse homem em kPa.