Os reservatórios na Figura P6.103 estão conectados por tubos de ferro fundido unidos abruptamente, com entrada e saída em canto vivo. Incluindo as perdas localizadas, calcule a vazão de água a 20C, se a superfície do reservatório 1 está 13,7m mais alta que a do reservatório 2.
Passo 1
Bora pra mais uma!
Para água a 20C temos . Vamos considerar (1) o tubo com menor diâmetro e (2) o tubo com maior diâmetro. Para o ferro forjado, a rugosidade é , as rugosidades relativas serão:
Da continuidade, temos:
Para o tubo (1), há dois coeficientes K, um referente a uma expansão repentina, segundo a figura 6.22 e equação 6.101, , e um referente à entrada acentuada .
Para o tubo (2), há um coeficiente referente à saída submersa: . Da equação da energia, considerando pressões iguais entre o reservatório (1) e (2), e velocidades próximas a zero, nos da:
Agora, vamos ter que iterar, considere inicialmente , esse chute é bem valido pois a pequena diferença da rugosidade relativa não irá interferir tanto nos valores.
Obtemos:
Agora, vamos ter que calcular os dois números de Reynolds, encontrar então dois novos fatores de atrito e refazer o processo, até convergir!
Repetindo o processo, obtemos que converge para 0,024 e para 0,0224.
Passo 2
Agora, a vazão será a parte mais simples, da equação da perda de carga, obtemos .
Resposta
A vazão d’gua será de 0,0031m³/s, ou 3,1L/s