O componente básico de um aparelho de teste de manômetros consiste de um dispositivo pistão-cilindro, conforme mostrado. O pistão, de 6 mm de diâmetro, é carregado de modo a desenvolver uma pressão de módulo conhecido. (O comprimento do pistão é 25 mm.) Calcule a massa, M, requerida para produzir 1,5 MPa (manométrica) no cilindro. Determine a taxa de vazamento como uma função da folga radial, , para essa carga, se o líquido for óleo SAE 30 a 20°C. Especifique a máxima folga radial admissível de modo que o movimento vertical do pistão devido ao vazamento seja inferior a 1 mm/min.
Passo 1
Beleza, a primeira coisa então é calcular a massa M, requerida para produzir a pressão dada. Sabemos que a pressão será dada por:
Essa pressão já é manométrica. Agora, nós sabemos também que a força no pistão será dada pelo peso da massa , então, temos:
Então, substituindo essa expressão na equação anterior, temos:
Substituindo os valores conhecidos, temos:
Passo 2
Podemos modelar esse exercício como sendo um escoamento laminar com gradiente de pressão entre placas estacionárias e paralelas, e dessa forma, utilizar a equação 8.6c vista nesse capítulo, então, temos:
De forma que o perímetro será:
Em que é o diâmetro do pistão, então, substituindo essa expressão na equação anterior e isolando a vazão, temos:
Passo 3
Agora precisamos pegar as propriedades do óleo à temperatura dada no enunciado no apêndice A, então, teremos:
Então, agora, substituindo os valores conhecidos na equação da vazão obtida no passo 2, temos:
Passo 4
Agora, para que o movimento do pistão devido ao vazamento seja iferior a 1mm/min. Devemos usar a equação da vazão para descobrir o valor utilizando essa velocidade, então, teremos:
Antes de aplicar a equação, vamos converter a velocidade para , então, temos:
Então, susbtituindo os valores conhecidos na equação da vazão, temos:
Então, voltando à equação do passo 3 para a vazão, e substituindo o valor encontrado, temos: