O que são sistema, vizinhança e fronteira?

Passo 1

Sistema é a região do espaço que a gente escolhe estudar. Por exemplo, imagina que queremos estudar a variação da temperatura da água que está esquentando em uma panela. Ou seja, nesse caso, queremos focar nosso estudo nesse volume que engloba apenas a massa de água presente na panela. Nesse exemplo, chamamos essa região que inclui apenas a água de sistema!

Para estudar esse região, nós não precisamos saber como os raios de Sol estão incidindo sobre a parte da cozinha onde a panela está, nem precisamos estudar como a Terra se movimenta ao redor do Sol. Isso complicaria muito os cálculos e traria pouco ganho de precisão pro que estamos estudando! Ou seja, não precisamos estudar nenhum objeto além da água e do fogo que esquenta a água! Por isso que faz sentido definir um sistema para focar os estudos em poucos objetos.

Passo 2

Foi dito que a região do espaço que a gente escolheu estudar se chama sistema. Mas como se chama todo o resto que não foi incluído nessa região? O restante é chamado de vizinhança!

Na figura acima, vemos qual sera a vizinhança da água na panela. Seria o metal da panela, o fogo, o ar que cerca a panela... enfim, é tudo o que encontramos ao redor da água!

Passo 3

A fronteira é a superfície que separa o sistema da vizinhança. No caso da panela, existem dois tipos de fronteira: a fronteira real e a fronteira imaginária. A fronteira real da água é a superfície interna da panela que separa água do ar externo. A fronteira imaginária é a superfície que não existe mas que separa a água do ar presente dentro da panela!

Resposta

Sistema é a região do espaço que a gente escolhe estudar. Vizinhança é a região ao redor do sistema. Fronteira é a superfície que separa o sistema da vizinhança.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A densidade da água do mar em uma superfície livre onde a pressão é de 98 kPa é aproximadamente 1030 kg/m³. Considerando que o módulo de elasticidade da água em grande massa seja 2,34 X 109 N/m² e exp
Considere duas bolas de gude lançadas em dois recipientes idênticos, um cheio de água e o outro de óleo. Qual das bolas atingirá o fundo do recipiente primeiro? Por quê?
Como a viscosidade cinemática de ( a ) líquidos e ( b ) gases varia com a temperatura?
Como a viscosidade dinâmica de a líquidos e ( b ) gases varia com a temperatura?
O sistema de embreagem mostrado na Figura P2-44 é usado para transmitir torque através de uma película de óleo de 3m m de espessura com μ = 0,38N ∙ s m 2 entre dois discos idênticos de 30c m de diâmet