Qual é a diferença entre as abordagens clássica e estatística?
Passo 1
O estudo estatístico da mecânica dos fluidos é o estudo do comportamento médio de grandes grupos de moléculas que compõe o fluido. Ou seja, nessa abordagem, estudamos qual seria o comportamento de cada molécula e depois calculamos a média de comportamento das moléculas!
Por exemplo, podemos descobrir a quantidade de energia presente em um fluido pelo grau de agitação das suas moléculas. Se, em média, as moléculas do fluido estão bem agitadas, a energia do fluido está alta. Caso contrário, está baixa. Ou seja, descobrimos a quantidade de energia presente em um fluido através do comportamento médio das suas moléculas!
Passo 2
O estudo clássico da mecânica dos fluidos não exige o conhecimento o comportamento médio das moléculas! Esse tipo de estudo não enxerga o fluido como a soma de várias moléculas. Pra exemplificar o que foi dito agora, podemos fazer uma pergunta. Como mediríamos a energia de um fluido através dessa abordagem clássica que não leva em conta as moléculas?
Para medir a energia do fluido sem precisar conhecer o comportamento médio molecular, medimos sua temperatura e sua pressão. Quanto maior a temperatura e a pressão, sabemos que maior é a energia interna do fluido! A medida de um termômetro e de um instrumento que mede pressão (manômetro) não depende do nosso conhecimento sobre as moléculas.
A abordagem estatística é chamada de abordagem microscópica, porque exige o conhecimento do comportamento das partes microscópicas que compõe um fluido.
A abordagem clássica é chamada de macroscópica, porque não exige esse conhecimento. Esse tipo de estudo foca no macro (no todo) não no micro (nas pequenas partes).
Resposta
A abordagem estatística exige o comportamento médio de grandes grupos de moléculas microscópicas que compõe o fluido. A abordagem clássica não exige esse tipo de conhecimento dessas partes microscópicas. Ela apenas mede as propriedades dos fluidos através de instrumentos.