Um sistema de ventilação local (sistema de tampa e duto) é usado para remover o ar e os contaminantes produzidos por um laboratório farmacêutico (Figura 14-40). O diâmetro
interno do duto é , sua rugosidade média é de e seu comprimento total é . Existem três cotovelos ao longo do duto, cada um com um coeficiente de perda menor de . A literatura do fabricante relaciona o coeficiente de perda na entrada da tampa como com base na velocidade do duto. Quando o abafador está totalmente abertoseu coeficiente de perda é de . O coeficiente de perda menor através do tê de 90° é . Finalmente, uma válvula de uma via é instalada para evitar que os contaminantes de uma segunda tampa escoam “de volta” para a sala. O coeficiente de perda menor da válvula de uma via (aberta) é . Os dados de desempenho do ventilador se ajustam a uma curva parabólica com a forma , na qual a carga de fechamento de coluna de água, o coeficiente de coluna d’água por , a carga disponível esta em unidade de de coluna d’água e a capacidade está em unidades de de ar. Estime a vazão em em todo o sistema de ventilação.
Passo 1
Opaaa! Vamos nessa pra uma questãozinha de ventiladores!!!
O problema da um TEXTÃO pra a gente, mas relaxa..vamos devagarinho!
Começando pela equação de energia:
A figura marca os pontos e , ambos estão na pressão atmosférica, então podemos cancelar esse termo! O diâmetro da saída é muito maior do que o de entrada, logo a gente pode desconsiderar a velocidade de saída e por fim...a diferença de altura pra gases influencia muito pouco, então podemos cortar esse termo também, ficamos com:
A perda de carga é dada por:
Substituindo, chegamos em:
Passo 2
O problema nos da a equação do :
E nos da também:
Aqui a gente vai ter que tomar cuidado!!! As unidades estão em mm de água, mas o nosso fluido é ar, para converter o fazemos:
Para temos , substituindo:
Agora o :
Fazemos:
Substituindo:
Passo 3
No ponto de operação temos:
Então vamos substituir:
Vamos escrever tudo em termos de velocidade?! Bora então..a vazão é dada por:
Substituindo:
O problema nos da os seguintes dados:
E o somatório de é dado pela soma de todas as perdas dadas pelo enunciado:
O problema é que não conhecemos e ele depende da velocidade! Vamos precisar usar um método interativo então!!
Com isso achamos:
Passo 4
Agora podemos calcular a vazão:
Substituindo os dados achamos:
Ou:
MEU DEUS, TA CERTO ISSO?!
Não se assusta, o valor é alto mas lembra que o nosso fluido é um gás, beleza?
Resposta
.