Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 11.Problemas - Ex. 56
Vapor de água de processo, saturado a , é condensado em um trocador de calor casco e tubos (um passe no casco e dois passes nos tubos). Água de resfriamento entra nos tubos a com uma velocidade média de . Os tubos têm paredes delgadas e são feitos de cobre com diâmetro de e comprimento de . O coeficiente de transferência de calor por convecção na condensação sobre a superfície externa dos tubos é de .
(a) Determine o número de tubos por passe necessário para condensar de vapor.
(b) Determine a temperatura de saída de água.
(c) Determine a taxa de condensação máxima possível que poderia ser obtida com esse trocador de calor usando a mesma vazão mássica e temperatura de entrada da água.
(d) Usando a área de transferência de calor determinada na parte (a), represente graficamente a temperatura de saída da água e a taxa de condensação do vapor para velocidades médias da água na faixa entre e . Admita que o coeficiente de transferência de calor por convecção no lado do casco permaneça constante.
Passo 1
Vamos lá!! Nosso problema se trata de um sistema simples de trocador de calor tendo isso em mente vamos ilustrar isso com nosso esqueminha pra facilitar o entendimento do problema.
Sendo que o tubo dá duas voltas dentro do trocador de calor
Agora precisamos fazer nossas famosas considerações. Hehe (u.u)
Passo 2
(a)
Vamos lá! Vamos usar os da tabela para vapor saturado e para água a ,vamos começar calculando a energia proveniente do vapor, assim temos:
Avaliando as propriedades da água temos:
O coeficiente médio é dado por:
Temos que e , sendo o número de tubos.
Rearranjando tudo temos:
De outra relação da eficiência temos:
Assim temos que o número de tubos necessário é:
Passo 3
(b)
A água de temperatura de saída da água é dada por:
Passo 4
(c)
A taxa máxima de condensação é dada por:
Passo 5
(d)
Vamos matar essa?!
Usando um software da sua preferencia podemos montar um gráfico repetindo os passos da letra (a) com a área constante, variando a vazão de água nos tubos
Representando a temperatura de saída e a taxa de condensação em função da velocidade da água temos o seguinte gráfico:
Isso é tudo pessoal!
Resposta
(a)
(b)
(c)
(d) Gráfico vide passo a passo