Uma veste protetora para bombeiros, identificada como um turnout coat, é tipicamente construída com um conjunto de três camadas separadas por espaços de ar, como mostrado esquematicamente.
Dimensões representativas e condutividades térmicas das camadas são apresentadas a seguir.
Os espaços de ar entre as camadas têm 1 mm de espessura e o calor é transferido nesta região por condução e por troca radiante através do ar estagnado. O coeficiente radiante linearizado para um espaço pode ser aproximado por hrad = σ (T1 + T2) ( T1²+ T2²) ≈ 4σTmed³ , na qual Tmed representa a temperatura média das superfícies limites do espaço. Deste modo, o fluxo radiante através do espaço pode ser representado por q’’rad = hrad = (T1 – T2).
- Represente o turnout coat por um circuito térmico, identificando todas as resistências térmicas. Calcule e coloque em uma tabela as resistências térmicas por unidade de área (m2 · K/W) para cada uma das camadas, assim como para os processos de condução e radiação nos espaços de ar. Admita que um valor de Tmed = 470 K possa ser usado para aproximar a resistência radiante em ambos os espaços. Comente sobre a magnitude relativa das resistências.
- Para um ambiente típico de fogo no qual bombeiros frequentemente trabalham, o fluxo térmico radiante típico no lado do fogo do turnout coat é de 0,25 W/cm2. Qual é a temperatura da superfície externa do turnout coat se a temperatura da superfície interna for de 66°C, uma condição que poderia resultar em uma queimadura?
Passo 1
Vamos analisar a questão juntos pra entendermos o que você deve fazer para revolvê-la.
Vamos olhar o esquema ilustrativo abaixo, que demonstra os mecanismos de transferência de calor que estão agindo no nosso sistema:
Como é possível notar, na camada externa (ce), na barreira de umidade (bu) e no forro térmico (ft) temos apenas transferência de calor condutiva e nos espaços de ar temos transferência de calor tanto condutiva quanto por radiação.
Para resolver esse problema a gente tem que encontrar a resistência térmica total da parede depois de esboçar o circuito térmico associado ao volume de controle que vamos analisar.
Além disso, a gente tem que calcular a temperatura da superfície externa do turnout coat.
Antes de ir para os próximos passos, vou deixar aqui com vocês algumas propriedades que vamos utilizar nos próximos passos:
Passo 2
Primeiro, vamos resolver o item (a).
Olhando para o esquema apresentado na imagem do Passo 1, podemos expressar o circuito térmico para o problema com o esquema ilustrativo abaixo:
Pela imagem, devemos calcular duas resistências equivalentes em paralelo entre as camadas de ar:
Mas antes, vamos calcular cada uma das resistências individuais:
Vamos calcular as duas resistências equivalentes em paralelo:
Ao comparar-se as magnitudes das resistências, pode perceber que todas foram muito próximas, na ordem de .
Agora, devemos calcular a resistência total equivalente do circuito:
A tabela com as resistências estará apresentada no item Resposta.
Passo 3
Pra finalizar a questão, vamos resolver o item (b).
Queremos encontrar a temperatura da superfície externa da turnout coat. Para isso, vamos utilizar a seguinte equação:
Reorganizando e substituindo as propriedades que o enunciado já deu e a resistência que calculamos no Passo 1:
Resposta
(a)
(b)