Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 29.Exercício - Ex. 1
29.1. Uma bobina retangular plana com 50 espiras possui dimensões de 25,0 cm por 30,0 cm. Ela está em um campo magnético uniforme, de 12,0 T, com o seu plano no sentido paralelo em relação ao campo. Em 0,222 s, ela gira de modo que o seu plano fique perpendicular ao campo. (a) Qual é a variação no fluxo magnético através da bobina produzida por essa rotação? (b) Determine o módulo da fem induzida média na bobina durante essa rotação.
Passo 1
A situação do enunciado descreve uma situação onde a bobina varia de posição em relação ao campo magnético, é importante lembrar que o fluxo magnético depende da orientação da bobina.
O item (a) pede para gente calcular a variação do fluxo magnético, repare que no primeiro momento, a bobina esta paralela ao campo, ou seja , e no segundo momento a bobina esta perpendicular ao campo, ou seja .
Bom, o cálculo do fluxo magnético depende do número de espiras da bobina, do campo magnético, da área da bobina, e consequentemente da orientação da bobina, veja, a área é uma grandeza de duas dimensões, e a bobina tem três dimensões, então a área que nós vamos usar é aquela que está orientada para o campo.
Então precisamos calcular
E o cálculo do fluxo magnético é
Onde é o número de espiras, o campo e a área.
Mas a gente pode facilitar as contas. Repare que a orientação na posição final é , então . Logo podemos reduzir a equação para
Ou seja
Agora é só substituir os valores. Lembrando de passar tudo para o SI
Fazendo essa continha
Passo 2
Agora vamos para o item (b), determinar a força eletromotriz média durante essa rotação. Bom, para calcular isso, precisamos da variação do fluxo magnético em relação ao tempo, ou seja
Nós temos esses valores