Alguns críticos da teoria da evolução biológica afirmam que essa teoria viola a segunda lei da termodinâmica, uma vez que a evolução implica a transformação de uma forma de vida mais simples em outra mais complexa, com organismos mais ordenados. Explique por que esse não é um argumento válido contra a teoria da evolução.
Passo 1
Falaaaa moçadinha, show de bola?
Como diz o Homem de ferro “Eu tenho um plano. Ataque!”
Bora atacar esse problemaaaaaaa junto comigoo.
Para resolver este exercicio devemos utilizar nossos conhecimentos da segunda lei da termodinâmica, os quais serão de extrema importância para analisarmos a relação entre a segunda lei da termodinâmica e os processos evolutivos da biologia.
Como sabemos, a segunda lei da termodinâmica diz que, de uma forma concisa, que a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar- se com o tempo, até alcançar um valor máximo. Sendo assim, sabemos também que a evolução dos genes das espécies está sempre ocorrendo
Passo 2
Com essa evolução constante, sempre ocorrem cruzamentos entre os genes, que são feitos por meio das reproduções.
Esses cruzamentos à medida que são realizados, geram traços genéticos cada vez mais complexos, que por sua vez geram formas de vida cada vez mais complexas, as quais consequentemente terão um maior gasto de entropia.
“Às vezes é preciso aprender a correr antes de começar a andar”
Resposta
Portanto, esse fato faz com que a segunda lei não se aplique para as evoluções biológicas.