Uma amostra de gás se expande de e para e seguindo a trajetória do diagrama da figura. Em seguida, o gás é comprimido de volta para , seguindo a trajetória ou a trajetória . Calcule o trabalho líquido realizado pelo gás para o ciclo completo ao longo (a) da trajetória e (b) da trajetória .
Passo 1
Belezoca galerinha, aqui precisamos calcular o trabalho realizado por um gás a partir de um gráfico de pressão volume dada pelo enunciado. Pra isso, precisamos lembrar que o trabalho pode ser expresso como:
Onde é a pressão relacionada a uma variação do volume do gás. Ou seja, se não existe variação de volume, o trabalho é zero, e se existe, é a área embaixo do gráfico naquele trecho.
Passo 2
(a) Vamos começar analisando o caminho (ou seja, pela linha pontilhada):
Na linha vertical o volume é constante, então o trabalho realizado é zero.
Na linha horizontal, temos variação de volume e a pressão é constante, então o trabalho vai ser:
A vantage de usar a integral é que você não precisa decorar qual é o sinal em cada caso. Mas pra ficar claro, quando o volume diminui, o trabalho está sendo realizado sobre o gás, e por isso o nosso (que representa o trabalho realizado pelo gás, é negativo).
Na linha diagonal é mais fácil simplesmente interpretar a integral como sendo a área abaixo do gráfico. Então vamos usar a fórmula para a área de um trapézio:
Beleza, então o trabalho nesse ciclo foi:
Passo 3
(a) Iradoso, agora vamos analisar caminho :
Mais uma vez, na linha vertical o volume é constante, então o trabalho realizado é zero.
Na linha horizontal, temos variação de volume e a pressão é constante, então o trabalho vai ser:
Logo:
E agora a linha diagonal é a mesma que calculamos antes, então:
E então o trabalho total aqui vai ser:
Resolvido!
Resposta
(a)
(b)