Enunciado
Física - Halliday - Vol 4- Ed: 10º - Capítulo 37.Problemas adicionais - Ex. 87
a)Que diferença de potencial aceleraria um elétron até a velocidade c de acordo com a física clássica? (a) Se um elétron for submetido a essa diferença de potencial, qual será a velocidade final do elétron?
Passo 1
Classicamente a energia pode admitir qualquer valor possível onde a energia cinética é dada por assim a energia de um elétron que se move com c é:
Logo considerando as equações do eletromagnetismo a diferença de potencial(V) para que o elétron alcance c será:
Passo 2
- Se ele for submetido a essa diferença de potencial nós já conhecemos que ele nunca alcançara c.
Utilizando o valor real para a energia cinética que é a energia cinética relativística nós teremos:
Isolaremos dessa igualdade:
Por fim nós teremos:
Resposta
b)
Exercícios de Livros Relacionados
Uma partícula de massa de repouso m 0 e velocidade v colide com outra partícula idêntica, mas que está em repouso. Após a colisão as duas partículas caminham juntas, formando uma partícula composta. C
Um elétron tem energia cinética cinco vezes maior que a sua energia de repouso. Encontre (a) sua energia total e (b) sua velocidade.
Uma partícula instável com massa m=3,34 × 10 – 27k g está inicialmente em repouso. Ela decai em dois fragmentos que se movem junto ao eixo x com componentes de velocidade u 1=0,987 c e u 2=– 0,868 c .
Um cubo de aço tem volume de 1,00c m 3 e massa de 8,00g quando está em repouso na Terra. Se a esse cubo é agora atribuída uma velocidade u=0,900 c , qual é a sua densidade, medida por um observador em
A produção de energia do Sol é 3,85 × 10 26W . Em quanto a massa do Sol decai a cada segundo?