Uma astronauta está dentro de um foguete com que está subindo verticalmente a partir da plataforma de lançamento. Você deseja que esse foguete alcance a velocidade do som () o mais rápido possível, mas os astronautas correm o perigo de desmaiar em uma aceleração maior que . (a) Qual é a propulsão inicial máxima que os motores desse foguete poderão ter de modo a evitar o desmaio? Comece com um diagrama do corpo livre para o foguete. (b) Que força, em termos do peso da astronauta, o foguete exerce sobre ela? Comece com um diagrama do corpo livre para a astronauta. (c) Qual é o menor tempo necessário para que o foguete alcance a velocidade do som?
Passo 1
Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!
O enunciado pediu pra gente determinar (a) a força de propulsão máxima que o foguete pode ter, (b) a força que o foguete exerce sobre a astronauta e (c) o menor tempo necessário para que o foguete alcance a velocidade do som.
Então, vamos desenhar um diagrama de corpo livre para a situação e aplicar a segunda lei de Newton para analisar as forças do sistema, considerando que temos uma aceleração constante, pois temos força constante.
Os diagramas de corpo livre estão abaixo e vão nos ajudar na questão!!
Onde é o empuxo e é a força normal que o foguete exerce sobre o astronauta. E a velocidade do som é . Vamos usar a segunda lei para as forças verticais, na forma:
E a equação cinemática, , para determinar o tempo na velocidade do som. Vamos lá!
Passo 2
A partir do diagrama de corpo livre da figura (a), teremos no foguete:
Como é a maior aceleração possível e o peso é dado por , teremos:
Então, substituindo o valor da massa do foguete e da aceleração da gravidade , temos:
Passo 3
b) Agora vamos considerar o diagrama de corpo livre do astronauta na figura (b), vista no passo . Assim, temos:
Considerando e , vamos ter:
Então, substituindo os valores, obtemos:
Passo 4
c) Agora vamos considerar a velocidade inicial , a velocidade do som e a aceleração para calcularmos o tempo através da equação:
Isolando na equação, vamos ter:
E substituindo os valores,
Obtemos:
O é provavelmente um tempo pouco realista para atingir a velocidade do som porque você não gostaria que seus astronautas estivessem à beira de um apagão durante um lançamento.
Valeu, galera! Até a próxima! 😉