Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 8.1 - Ex. 69
Uma bola de , com uma rapidez de , rola sobre uma superfície plana horizontal ao encontro de uma caixa aberta de , que está em repouso. A bola entra na caixa e esta (com a bola dentro) passa a deslizar sobre a superfície, por uma distância de . Qual é o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a mesa?
Passo 1
Quando a bola entra na caixa, elas passam a se mover juntas. Mas como tem atrito no chão, a caixa e a bola vão parar depois de deslizar uma certa distância. Vamos primeiro dar uma olhada se conseguimos determinar a aceleração que faz com que a caixa pare.
A única força atuante sobre a caixa é a força de atrito.
Passo 2
Sabendo que a caixa e a bola vão estar andando a uma velocidade e chegam ao repouso, vamos usar a equação de Torricelli, pq temos a aceleração, velocidades e distância.
Passo 3
Agora, como em toda questão de colisões, vamos usar quantidade de movimento para o momento em que a bola entra na caixa.
Passo 4
Aí é só substituir!