Calcule o momento de inércia de um cone circular reto homogêneo, de massa e raio da base R em relação ao eixo do cone. Sugestão considere o cone como uma pilha de discos cirulares de alturas infinitésimas e raios decrescentes.
Passo 1
Primeiro vamos fazer uma ilustração pra facilitar a nossa vida, se liga só:
Pela dica do enunciado vamos pegar discos circulares de altura infinitesimal. Para um disco, temos:
Logo,
Usando a densidade volumétrica:
Além disso,
Portanto,
Passo 2
Da semelhança de triângulo, tem-se:
Logo,
Arrumando as coisas
Passo 3
Para o momento de inércia:
Então,
Fazendo as simplificações:
Portanto,
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Use a Equação (9.20) para calcular o momento de inércia de uma barra delgada de massa M e comprimento L em relação a um eixo perpendicular à barra e passando pela sua extremidade.
Uma barra delgada de comprimento L possui massa por unidade de comprimento variando a partir da extremidade esquerda, onde x = O, de acordo com dm/dx = gama x, onde gama é constante com unidades de kg
Use a Equação (9.20) para calcular o momento de inércia de um disco maciço, uniforme, de raio R e massa M em relação a um eixo perpendicular ao plano do disco passando pelo seu centro.
Centro de massa de um objeto com massa distribuída. Qual é o trabalho realizado por um lutador para elevar o centro de massa de seu oponente de 120kg até uma distância vertical igual a 0.700m?
Suponha que o cilindro maciço do dispositivo descrito no Exemplo 9.9 (seção 9.5) seja substituído por uma casca cilíndrica com o mesmo raio R e com a mesma massa M. O cilindro é ligado ao eixo por mei