Calcule: (a) o potencial elétrico criado pelo núcleo de um átomo de hidrogénio na distância média de circulação do elétron (/ = 5,29 X10'm) (b)a energia potencial elétrica do átomo, quando o elétron está nesse raio e (c) a energia cinética do elétron, supondo que ele se mova

mima órbita circular com esse raio e centrada no núcleo, (d) Quanta energia é necessária para ionizar o átomo de hidrogénio (isso é, afastar o elétron do núcleo de modo que a separação seja efetivamente infinita)? Expresse todas as energias em elétron-volts

Passo 1

E aí galerinha tudo beleza? O enunciado pede que a gente determine potencial elétrico criado pelo núcleo de um átomo de hidrogénio na distância média de circulação do elétron (/ = 5,29 X10'm)

Passo 2

(b)A energia potencial elétrica do átomo é

U = q v = - e v = e   ( 27,22 V ) = - 27,22   e v

Passo 3

  1. A energia total do sistema é

Assim, a energia necessária para ionizar o átomo é +13,6 eV.

Resposta

d )   13,6   e V .

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Para a Fig., obtenha uma expressão para V A - V B .(b) A expressão encontrada reduz-se a resposta esperada quando d = 0 ? Quando a = 0 ? Quando q ≠ 0 ?
Na Fig. 26, determine a posição dos pontos, se existir algum, ( a ) onde V = 0 e ( b ) onde E = 0 . Considere Apenas pontos sobre o eixo e suponha que V = 0 no infinito.
Uma carga de 15 n C pode ser gerada por simples friccionamento. Para que potencial (relativo a V = 0 no infinito) tal carga iria surgir em uma esfera condutora e isolada de 16 cm de raio?
Ache ( a ) a carga e ( b ) a densidade de carga sobre a superfície de uma esfera condutora de raio 15,2c m cujo potencial é de 215V . Suponha V = 0 no infinito.
O objeto de metal na Fig. 28-41 é uma figura de revolução em relação ao eixo horizontal. Se este está carregado negativamente, esboce alguns equipotenciais e linhas de campo elétrico. Use preferencial