As calotas de gelo da Groenlândia e da Antártica contem cerca de de toda a agua( em massa) da superfície da Terra; os oceanos contêm cerca de , e o restanto é composto principalmente pelos lençóis freáticos. Suponha que as calotas de gelo, atualmente a uma temperatura média de cerca de , deslizassem para dentro dos oceanos e derretessem. Qual seria a resultante diminuição na temperatura do oceano? Suponha que a temperatura média da agua do oceano seja atualmente .
Passo 1
Bom, vamos separar em dois casos diferentes, a água das calotas, e a água do oceano. Primeiro vamos calcular o calor envolvido nas calotas, como o gelo não está no ponto de fusão, ele precisa absorver calor para chegar nesse ponto, assim precisamos usar a equação da calorimetria:
A variação de temperatura é o valor dado para o gelo até e a massa é dado em % da massa total:
O próximo processo, vai ser o de derretimento do gelo, usaremos a equação de calor latente para a fusão:
Depois de derreter, a água do gelo está no ponto de fusão ainda, e precisa alcançar a temperatura final do sistema:
Passo 2
Agora vamos considerar o processo da água do oceano, que está cedendo calor para as calotas. A variação de temperatura será desde os dados no enunciado até a temperatura final que queremos encontrar:
Passo 3
A soma de todos os processos resultará no equilíbrio depois de um tempo suficientemente longo para que tudo aconteça, então:
Substituindo tudo:
A temperatura final da água de gelo será a mesma que a temperatura final do oceano, precisamos encontrar esse valor para fazermos a diferença com a temperatura inicial do oceano dada no enunciado.
Isolando a temperatura final:
Como a massa do oceano também é dado em % da massa total:
Podemos substituir e :
Podemos cortar pois ele aparece em todos os termos, depois e substituir os valores de temperaturas dados:
Substituindo o calor latente de fusão do gelo e os calores específicos e resolvendo a equação:
Passo 4
E agora basta calcularmos a variação de temperatura do oceano: