Um campo elétrico é dado por , onde é igual a se , se e se . Um cilindro de comprimento e raio tem seu centro na origem e seu eixo ao longo do eixo estando numa das extremidades em e a outra em . (a) Qual é o fluxo elétrico através de cada extremidade. (b) Qual é o fluxo elétrico através da superfície curva do cilindro? (c) Qual é o fluxo elétrico através de toda a superfície fechada?(d) Qual é a carga resultante no interior do cilindro?
Passo 1
- Como o campo é uniforme e as bases do cilindro são planos, então:
- Na extremidade em , temos o campo elétrico positivo. Assim,
- Na extremidade em , temos o campo elétrico negativo. Assim,
- Sobre a superfície curva, o fluxo será zero, pois o ângulo entre e é igual a .
- Temos que
- Pela lei de Gauss,
Passo 2
Passo 3
Resposta
- em ambas as faces.
- Zero.
Exercícios de Livros Relacionados
A figura ex28.19 mostra três superfícies gaussianas e o fluxo elétrico através de cada uma. Quais são os valores das três cargas q 1 , q 2 e q 3 ?
A FIGURA EX28.17 mostra três cargas. Faça desenhos dessas cargas sobre uma folha de papel. Em seguida, desenhe uma secção transversal bidimensional de uma superfície fechada tridimensional através da
A FIGURA EX28.18 mostra três cargas. Faça desenhos das cargas sobre uma folha de papel. Em seguida, desenhe uma secção transversal bidimensional de uma superfície fechada tridimensional através da qua
Uma carga puntiforme de 10n C localiza-se no centro de um cubo com dimensões de 2,0m × 2,0m × 2,0m . Quanto vale o fluxo elétrico através da superfície superior do cubo?
O fluxo elétrico através de cada face de um cubo de 2,0m × 2,0m × 2,0m é de 100N m 2 C . Qual é o valor da carga total no interior do cubo?