Um capacitor de placas pararelas está imerso no ar, cuja rigidez vale 3 k V / m m . (A) Mostre que a energia potencial máxima que pode ser acumulada no capacitor somente depende do volume do espaço interior às placas. (B) Calcule o valor dessa energia máxima se este volume vale 200   c m 3 .

Passo 1

Eae galera! Belezinha? Vamos lá! Aqui, para calcular a energia potencial do capacitor, e mostrar que só depende do espaço entre as placas, vamos partir da fórmula do volume a partir do campo.

u = 1 2 ϵ o E 2 = U V o l → U = ϵ o E 2 V o l 2

Logo, vemos que a energia potencial do capacitor depende somente do volume.

Passo 2

Para calcularmos a energia, vamos somente aplicar na fórmula acima que nós já achamos.

V o l = 200 ⋅ 10 - 6   m 3

U = ϵ o E 2 V o l 2 = 7,97 ⋅ 10 - 3   J

Resposta

A ) U = ϵ o E 2 V o l 2  

B ) U = 7,97 ⋅ 10 - 3   J  

Exercícios de Livros Relacionados

A superfície quadrada mostrada na Fig. 27-23 mede 3,2m m de cada lado. Ela está imersa em um campo elétrico uniforme c o m ⁡ E = 1800N / C . As linhas de campo fazem um ângulo de 65 ∘ c o m a normal "
A carga em um condutor originalmente descarregado e isolado é separada mantendo-se muito próxima deste uma haste carregada positivamente, conforme indicado na Fig. 27. 25. Calcule o fluxo para as cinc
Resolvendo-se a Eq. 27-9 para eq. vemos que sua unidade SI é o farad por metro. Mostre que esta unidade é equivalente àquela obtida anteriormente para en. ou seja. coulomb’- por newton-metro:
Partículas de poeira carregadas no espaço interestelar, todas de mesma massa, e cada uma com excesso de elétrons, formam uma nuvem esférica, estável e uniforme. Determine a massa de cada partícula.