Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 25.1 - Ex. 67
Um carro elétrico de baixo peso é alimentado por uma combinação em série de dez baterias de , cada uma com resistência interna desprezível. Cada bateria pode fornecer uma carga de antes de ser necessário recarregá-la. A uma rapidez de , a força média devida ao arraste do ar e o atrito de rolamento é . (a) Qual deve ser a potência mínima fornecida pelo motor elétrico se o carro viajar a uma rapidez de ? (b) Qual é a carga total, em coulombs, que pode ser entregue pela combinação em série das dez baterias antes de ser necessária a recarga? (c) Qual é a energia elétrica total fornecida pelas dez baterias antes da recarga? (d) Qual é a distância que o carro viaja (a 80 km/h) antes de ser necessária a recarga? (e) Qual é o custo por quilômetro se o custo da recarga das baterias é nove centavos por quilowatt-hora?
Passo 1
Faaaaaaaala meu caro, tudo certinho?
Aqui vamos usar para encontrar a potência que o motor elétrico deve desenvolver para mover o carro a contra uma força de atrito de . Podemos encontrar a carga total que pode ser fornecida pelas 10 baterias usando:
A energia elétrica total fornecida pelas 10 baterias antes de serem recarregadas será achada usando a definição de força eletromotriz. A distância que o carro pode percorrer pode ser achada a partir da definição de trabalho e o custo por quilômetro de condução do carro nessa distância, dividindo o custo da energia necessária pela distância que o carro percorreu.
Opa, muitas informações e 5 tópicos. Vamos com calma, e resolver por partes.
Passo 2
Vamos expressar a potência que o motor elétrico deve desenvolver em termos da velocidade do carro e da força de atrito:
Se e
Passo 3
Como as baterias estão em série, a carga total que pode ser fornecida antes do carregamento é igual à carga de uma única bateria:
Passo 4
Usaremos a definição de força eletromotriz para expressar a energia elétrica total disponível nas baterias:
Como são 10 baterias vamos multiplicar por , foi calculado no passo anterior e :
Passo 5
Vamos relacionar a quantidade de trabalho que as baterias podem fazer com o trabalho necessário para superar o atrito:
Isolando , a distância será:
Se e , então teremos:
Passo 6
O custo por quilômetro é a relação entre o custo da energia e a distância percorrida antes da recarga, vamos considerar aqui que o custo vale 9 centavos, ou seja . Vamos considerar apenas 1 bateria, então faremos :
Substitua os valores numéricos e calcule o custo por quilômetro:
Resposta
a)
b)
c)
d)
e)