1. Qual é o comprimento de onda máximo de uma luz capaz de excitar um elétron da banda de valência do diamante para a banda de condução? A distância entre as duas bandas é 5,50   e V . (b) A que parte do espectro eletromagnético pertence esse comprimento de onda?

Passo 1

Vamos utilizar a relação de energia de um fóton, na qual usaremos para descobrir o comprimento de onda igualando com a energia de mudança da banda de valência para a de condução.

Passo 2

  1. Temos que a energia de um fóton é dada por E f = h ⋅ c λ . Sabemos que quando esse elétron for emitido ele terá a mesma energia da diferença entre a banda de valência para a de condução ( E g ). Assim, temos que
  2. E f = E g → λ = h ⋅ c E g

    Substituindo os valores, temos que

    λ = 6,63 × 10 - 34   J ⋅ s ⋅ c 5,5   e V ⋅ 1,60 × 10 - 19 J e V = 2,26 × 10 - 7   m = 226   n m

    Passo 3

  3. Se olharmos o espectro eletromagnético, veremos esse comprimento de onda na região do ultravioleta

Resposta

  1. λ = 226   n m
  2. Ultravioleta
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados