Um dardo de 30 g é arremessado diretamente para cima a 9,0 m/s. No mesmo instante, uma bola de cortiça de 20 g é solta de uma posição 3,0 m acima do dardo. Qual é o módulo e qual é a orientação do movimento da bola de cortiça imediatamente após ela ser atingida pelo dardo? Considere que a colisão seja exatamente frontal e que o dardo se fixe à cortiça.
Passo 1
Veja o seguinte esquema:
Inicialmente, devemos determinar o instante em que a cortiça e o dardo irão colidir, de modo que poderemos saber a velocidade de cada um deles no instante da colisão. Como fazemos isso? Montando as equações de movimento, é claro!! Vamos lá... (observe a orientação do eixo y na figura)
Passo 2
- Para o dardo, temos
- Para a cortiça, temos
onde é a posição inicial do dardo; é a velocidade inicial do dardo; é a aceleração do dardo (note que usamos pois a aceleração está para baixo). Logo:
onde é a posição inicial da cortiça; é a velocidade inicial da cortiça; é a aceleração da cortiça. Logo:
Quando ocorre a colisão? Quando . Logo,
Mas ainda precisamos da velocidade! Mas a gente também sabe montar a equação das velocidades:
- Para o dardo:
- Para a cortiça:
Passo 3
Agora que já sabemos as velocidades da cortiça e do dardo imediatamente antes da colisão, vamos calcular qual é a quantidade de movimento do sistema nesse momento (sempre respeitando o sentido positivo do eixo y da figura). Temos:
Portanto, como os corpos movem juntos após a colisão, teremos logo após a colisão:
Como ocorre a conservação da quantidade de movimento,
Como , segue que o corpo (cortiça + dardo) movimentam-se para cima.
Resposta
2,13 m/s para cima.