A densidade crítica do universo é . a) Supondo que o universo seja composto inteiramente de hidrogênio, expresse a densidade crítica em número de átomos por metros cúbicos. b) Se a densidade do universo é igual à densidade crítica de dimensões ? c) Compare a sua resposta à parte (b) com o número de átomos que você encontraria na mesma sala sob condições normais na Terra.
Passo 1
a) Para escrevermos a densidade de átomos por unidade de volume, que no caso da questão é metros cúbicos, a gente divide a densidade crítica pela massa de um átomo de hidrogênio:
Passo 2
b) A questão diz que a densidade do universo é a densidade crítica, como calculamos a densidade de átomos por metro cúbico na letra (a), basta multiplicarmos esse valor pelo volume dado na questão para encontrar o número de átomos na sala:
Passo 3
c) Sob condições normais, a gente pode dizer que a temperatura ambiente é e a pressão é a pressão atmosférica na Terra. Com esses valores, e o volume da sala dado na questão, vamos usar a equação dos gases ideais para o caso do gás hidrogênio:
Isolando que é o número de moles:
Substituindo os valores:
Um mol equivale a , fazemos então o produto para acharmos o numero de átomos: