O eixo de um motor elétrico está ligado ao eixo de um gerador elétrico. O motor faz o gerador entrar em movimento, e certa corrente produzida pelo gerador é usada para fazer o motor girar. A corrente excedente é utilizada para iluminar uma casa. O que há de errado com esse esquema?
Passo 1
Oii pessoal, show de bola??
“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros” (T'Challa)”
Bora empurrar e macetar essa questãozinha comigo agora
Diante dos dados apresentados o enunciado nos questiona o que há de errado com o esquema, onde a corrente excedente é utilizada para iluminar a casa.
Podemos afirmar que a energia mecânica do motor, no caso ideal, seria totalmente convertida na energia elétrica do gerador, porém, para o motor funcionar, a corrente que o alimenta deveria ter pelo menos uma quantidade de energia elétrica, que fosse igual à quantidade de energia mecânica gerada por ele.
Com isso, toda a corrente gerada pelo gerador teria que ser utilizada, e ainda sim, apenas se, tanto o motor quanto o gerador fossem ideais, o que é impossível na vida real.
Logo, para o sistema descrito funcionar de maneira correta, uma fonte externa de energia teria que ser adicionada para manter o motor em funcionamento.
"Nós devemos um jeito de cuidar uns dos outros, como se fossemos uma única tribo." (T'Challa)
Resposta
Portanto, o esquema descrito está errado, pois, falta uma fonte de energia que manteria o motor funcionando.