a) Qual é a energia liberada quando um píon negativo ( π - ) em repouso decai e os produtos do decaimento são estáveis? Veja as tabelas 44.2 e 44.2 na Seção 44.3. b) Por que o neutrino e os antineutrinos produzidos recebem a maior parte dessa energia?

Passo 1

a) O decaimento do píon produz um elétron, neutrinos e antineutrinos, a energia de resto do píon é 139,6   M e V , parte dessa energia é transferido para a energia de resto do elétron que é 0,511   M e V . E o que sobra da energia será cinética se desprezarmos as massas dos neutrinos então:

139,6   M e V - 0,511   M e V = 139,1   M e V

Essa vai ser a energia liberada. (energia cinética das partículas.)

Passo 2

b) Isso ocorre por causa da conservação de momento, como quase toda a energia do píon se transforma em energia cinética, as partículas mais leves, que são os antineutrinos e os neutrinos, carregam a maior parte dela.

Resposta

a )   139,1   M e V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a energia de ligação e a energia de ligação por núcleo a partir das massas fornecidas na Tabela 40-1 para (a) 6 Li, (b) 39K, and (c) 208Pb.
Calcule a energia de ligação e a energia de ligação por núcleo a partir das massas fornecidas na Tabela 40-1 para (a) 12C, (b) 56Fe e (c) 238U.
Mostre que k e 2 = 1,44 M e V . f m , onde k é a constante coulombiana e e é a magnitude da carga do elétron. Mostre que h c = 1240 M e V . f m
Quando um pósitron faz contato com um elétron, o par elétron-pósitron se aniquila através da reação β + + β - → 2 γ . Calcule a energia mínima total, em M e V , dos dois fótons criados quando o par el
Encontre a energia necessária para remover um nêutron do H e 4 e L i 7