No Exemplo Conceitual 8.1 (Seção 8.1), mostre que o barco de massa 2 m possui, ao chegar na linha final, um momento linear 2   vezes maior do que o momento linear do barco de massa m .

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? A grande informação que temos que tirar do exemplo mencionado no problema é que dois barcos possuem a mesma energia cinética no final. E a gente vai usar essa informação para conseguir a velocidade de um barco A e a partir daí acharemos o seu momento linear.

Passo 2

Vamos supor que o barco de massa m seja o A e que barco de massa 2 m seja B , de forma que:

m B = 2 m A

Sabemos que eles possuem a mesma energia cinética, então:

E A = E B

m A v A 2 2 = m B v B 2 2

Daqui temos uma relação entre as velocidades, uma vez que m B = 2 m A :

m A v A 2 2 = 2 m A v B 2 2

v A = 2 v B

Passo 3

Beleza! Agora vamos olhar pra definição de momento linear ara encontrar uma relação entre eles. O momento linear do A é:

p A = m A v A

E o momento do outro é:

p B = m B v B

E queremos uma relação do B em função de A , então agora vamos substituir v B em termos de v A :

p B = m B . v A 2 = 2 m A v A 2

p B = 2 . m A v A = 2 p A

Tranquilo até aqui? Vamos pra próxima?

Resposta

p B = 2 p A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois patinadores de gelo, com massas de 50 kg e 75 kg, encontram-se no centro de um ringue de patinação circular com 60 m de diâmetro. Os patinadores empurram um ao outro e deslizam em sentidos oposto
Uma partícula de massa m encontra-se em repouso em t = 0. Para t0, seu momentum é dado por p x = 6 t 2k gm / s , onde t está em s . Determine uma expressão para F x t , a força exercida sobre a partíc
Uma bola de 50 g é lançada do nível do solo com um ângulo de 30° acima da horizontal. A velocidade inicial é de 25 m/s. Quais são os valores de p x e p y um instante após a bola ser lançada, no ponto
É melhor pegar uma bola dura vestindo-se luvas grossas do que pegá-la com a mão nua. Use as ideias deste capítulo para explicar por quê.
Os automóveis são projetados com “zonas de colapso” para serem amassadas em colisões. Use as ideias deste capítulo para explicar por quê.