Os experimentos atuais em captura e resfriamento atômico podem criar gases de baixa densidade de rubídio e outros átomos com temperaturas na faixa de nanokelvin (). Esses átomos são capturados e resfriados usando campos magnéticos e lasers em câmaras de vácuo ultra-altas. Um método usado para medir a temperatura de um gás preso é desligá-lo e medir o tempo necessário para que as moléculas do gás caiam a uma determinada distância. Considere um gás de átomos de rubídio a uma temperatura de . Calcule quanto tempo levaria um átomo que viajava na velocidade eficaz do gás para cair uma distância de se
(a) Estivesse inicialmente se movendo diretamente para baixo.
(b) Se estivesse inicialmente se movendo diretamente para cima. Suponha que o átomo não colida com nenhum outro ao longo de sua trajetória.
Passo 1
Aplicação em engenharia hein folks! Escolheremos um sistema de coordenadas no qual descendente é a direção positiva. Podemos usar uma equação de aceleração constante para relacionar a distância de queda à velocidade inicial da molécula, a aceleração devido à gravidade, o tempo de queda, e para encontrar a velocidade inicial das moléculas de rubídio.
Passo 2
a) Usando uma equação de aceleração constante, relacione a distância de queda à velocidade inicial de uma molécula, a aceleração devido à gravidade e o tempo de queda:
Relacionando a velocidade rms do rubidio com a temperatura:
Aplicando valores numéricos:
Passo 3
b) Substituindo na equação inicial: