Enunciado
Física - Halliday - Vol 4- Ed: 10º - Capítulo 35.1 - Ex. 3
Na Fig. 45-4, suponha que duas ondas com um comprimento de onda de , que se propagam no ar, estão inicialmente em fase. Uma atravessa um placa de vidro com um índice de refração e espessura ; a outra atravessa um placa de plástico com um índice de refração e a mesma espessura. (a) Qual é o menor valor de para a qual as ondas deixam as placas com uma diferença de fase de ? (b) Se as ondas chegam ao mesmo ponto com a mesma amplitude, a interferência é construtiva, destrutiva, mas próxima de construtiva ou mais próxima de destrutiva?
Passo 1
Devemos nos atentar que neste caso, e claro que em muitos outros hahaha, a diferença de fase está relacionada com a diferença de caminho entre duas ondas. Vamos supor, que parece ser o mais sensato, que quando ambos os raios chegam nas superfícies, tanto o vidro quanto o plástico, eles possuem a mesma fase, além de obviamente o mesmo comprimento de onda.
Em meios diferentes o comprimento de onda muda de acordo com o índice de refração,, pela seguinte relação
Passo 2
- Assim como eles chegam em ambas as superfícies com a mesma fase, devemos analisar como cada onda caminha em cada meio.
- Temos que as onda estariam em fase se estivessem separadas por uma diferença de e em fases opostas se tivessem separadas por uma diferença de . Entretanto em nosso caso não temos nenhum dos dois. Só que estamos mais próximos de uma fase construtiva do que destrutiva.
A propagação da onda é dada por
Onde é a mesma para ambas as ondas, já que elas tem o mesmo comprimento de onda no ar e que a frequência da onda não muda quando a onda entra em um meio com outro índice de refração.
Assim teremos
Onde é o vetor de onda e vale
Desta forma teremos
Assim teremos um valor de tal que substituindo todos os valores dados
Passo 3
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)