Uma fita metálica de largura l conduz uma corrente I . Portanto, a densidade superficial de corrente é j s = I / l . Calcule a intensidade do campo magnético em pontos próximos à superfície da fita.

Passo 1

Eai pessoal, beleza?

Esse é o primeiro exercício do capítulo em que vamos usar a lei de Ampere! Temos que considerar uma fita metálica conduzindo corrente. A seguir faço um desenho da situação:

A corrente superficial flui pela fita de baixo para cima. Para achar o campo, consideramos um caminho retangular bem próximo da fita.

As dimensões dessa retângulo são l por d , onde d ≪ l . Com isso, a integral de linha do campo magnético será

∮ B → ⋅ d l → = B ⋅ 2 l + 2 d

Vamos desprezar d em comparação com l , de modo que

∮ B → ⋅ d l → = 2 B l

Passo 2

Agora você chama a lei de Ampere:

∮ B → ⋅ d l → = μ 0 I

Nessa expressão, I é a corrente que “fura” o circuito fechado:

2 B l = μ 0 I

Portanto,

B = μ 0 I 2 l

Usando a definição do enunciado j s = I / l , achamos

B = μ 0 j s 2

E com isso terminamos esse problema 😉.

Resposta

B = μ 0 j s 2

Exercícios de Livros Relacionados

Determine A intensidade do campo magnético no.P na bissetrizes um segmento de fio conduzindo corrente como mostra figura 27 67. Use o resultado apartear para determinado intensidade do campo magnético
Um anel de raio igual a 10c m , de material supercondutor, conduz uma corrente de 100A . Calcule o campo magnético (a) no centro do anel; (b) em um ponto sobre o eixo do anel, 1,0m acima do seu centro
Um fio de material supercondutor de raio igual a 10μ m transporta uma corrente de 100A . Calcule o campo magnético na superfície do fio.
Os dois dipolos vistos na Figura 22.15 se situam sobre o plano y z . Calcule: (a) o torque exercido sobre o dipolo alinhado com o eixo dos y ; (b) o torque total sobre o sistema.