O gráfico 1 da Fig . 25-32a mostra a carga q armazenada no capacitor 1 em função da diferença de potencial V entre as placas . A escala vertical é definida por e a escala horizontal é definida por . Os gráficos 2 e 3 são gráficos do mesmo tipo para os capacitores 2 e 3, respectivamente. A Fig. 25-32b mostra um circuito com os três capacitores e uma bateria de 6,0 V. Determine a carga do capacitor 2.
Passo 1
Então, temos o circuito mostrado na Fig. 25-32b e precisamos determinar a carga do capacitor 2, através dos gráficos da Fig. 25-32a.
Primeiramente, vamos determinar a capacitância dos capacitores. Podemos utilizar o fato que a capacitância é a inclinação da reta da diferença de potencial pela carga, assim,
Passo 2
Agora, vamos calcular a capacitância equivalente dos capacitores e . Lembrando que a formula para a capacitância equivalente em paralelo é dada por:
Como e , são iguais a tensão é divida igualmente em cima dos dois. Portanto, a tensão em cima dos capacitores e é a metade da tensão total da bateria, ou seja, 3,0 V. Podemos determinar a carga do capacitor: