A maioria dos geólogos acredita que os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos, quando um grande cometa ou asteroide chocou-se com a Terra, levantando tanta poeira que a luz solar ficou bloqueada por um período de muitos meses. Supõe-se que o asteroide tivesse um diâmetro de 2,0 km e uma massa de kg e que tenha colidido com a Terra a m/s. a. Qual foi a velocidade de recuo da Terra após a colisão? (Use um referencial que esteja em repouso em relação à Terra antes do impacto.) b. A que percentagem do valor da velocidade da Terra ao redor do Sol corresponde o valor calculado no item anterior? (Use os dados astronômicos encontrados na parte interna da contracapa.)
Passo 1
(a) Vamos considerar que a colisão entre a Terra e o asteroide seja completamente inelástica. Note que no referencial da Terra, ela está inicialmente em repouso, de modo que seu momento é nulo. Assim, temos:
Logo após a colisão, teremos:
onde . Agora note o seguinte: a massa da Terra é muitooooo maior do que a massa do asteroide. Portanto, (ou seja, a massa do asteroide é desprezível perto da grande massa da Terra). Sendo assim, podemos simplificar:
Como dito, há a conservação da quantidade de movimento. Logo:
note o baixíssimo valor dessa velocidade.... isso se deve ao elevado valor de .
Passo 2
(b) Como sabemos a Terra gira ao redor do Sol em um período de... 1 ano (concorda?!); além disso o raio médio da órbita vale . Essa trajetória da Terra ao redor do sol é praticamente circular (na verdade é uma elipse, mas o formato dessa elipse é aproximadamente um círculo....)
De acordo com os nossos conhecimentos de movimento circular, temos:
Note que usamos o fato de 1 ano possuir (para obter esse valor, basta ver que a cada hora há 3600 s; logo em 24 horas há 86400 s; logo em 1 ano, há 365 86400 segundos). Portanto,
Resposta
- ; (b) .