Um modelo de motor de foguete C 6-5 possui um impulso igual a 10,0 Ns durante 1,70 s, enquanto queima 0,0125 kg de combustível. Sua força de propulsão máxima é igual a 13,3 N. A massa inicial do motor mais a massa do combustível é igual a 0,0258 kg.
a) A força de propulsão média corresponde a qual fração da força de propulsão máxima?
b) Calcule o módulo da velocidade relativa do gás de exaustão, considerando-o constante.
c) Supondo que a velocidade relativa do gás de exaustão seja constante, ache a velocidade final do motor quando ele for disparado a partir do repouso no espaço sideral sem gravidade, desprezando a massa da estrutura na qual ele está ligado.
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Sabemos que, se uma força resultante constante atua sobre uma partícula por um intervalo de tempo dt, os impulsos da força são dados por:
Também sabemos que, na repulsão do foguete, se −dm é a massa do combustível queimado e ejetado do foguete por uma velocidade vex em relação ao foguete durante o intervalo de tempo dt, o empuxo do foguete é dado por (eq 8.38):
E a velocidade v do foguete em qualquer instante é dada por (equação 8.40):
Onde mo é a massa inicial do foguete, m é a massa restante e vo é a velocidade inicial.
Passo 2
(a) Como o empuxo varia durante o intervalo de 1,7s, podemos usar a equação (1) para obter a força média no reocket; Então, reorganizando a equação (1):
Agora, colocamos nossos valores para J e dt, então obtemos:
Então, a fração do empuxo médio para o empuxo máximo é:
b) Primeiro, reorganizamos a equação (2), então obtemos:
Agora, colocamos nossos valores para dm, dt e , então obtemos:
(c) Primeiro, calculamos a massa restante do motor depois de queimar todo o propelente:
Agora, colocamos nossos valores para vo=0, vex, momo e mm na equação (3), então obtemos:
Resposta
- f = 44.2%