Em um dado instante, o centro de massa de um sistema de duas partículas está localizado sobre o eixo Ox no ponto x=2,0 m e possui velocidade igual a (5,0 m/s)î . Uma das partículas está sobre a origem. A outra partícula possui massa de 0,10 kg e está em repouso sobre o eixo
no ponto x= 8,0 m.
a) Qual é a massa da partícula que está sobre a origem?
b) Calcule o momento linear total do sistema.
c) Qual é a velocidade da partícula que está sobre a origem?
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Temos que a posição do centro de massa do sistema é , sua velocidade é , a posição da primeira partícula é , a massa da outra partícula é , sua posição é e sua velocidade é.
Sabemos que o vetor posição do centro de massa de um sistema de partículas é dado por:
Onde i indica a partícula de i. Também sabemos que o momento total de um sistema de partículas é igual à sua massa total multiplicada pela velocidade do centro de massa:
Onde o momento de cada partícula individual é dado por:
Primeiro, aplicamos a equação (1) ao sistema das duas partículas sabendo que o movimento é apenas no eixo +x, então obtemos:
Passo 2
b) Colocamos nossos valores para M=m1+m2 e v⃗cm na equação (2), então obtemos:
c) Como sabemos que o momentum total também é igual à soma do momentum das partículas individuais que compõem o sistema, e sabendo que a primeira partícula está em repouso; Assim obtemos:
Agora, colocamos esse valor com m1m1 na equação (3), então obtemos:
Resposta
Ver o desenvolvimento