Enunciado

Mostre que o valor esperado = ∫ xψ 2dx é zero para o estado fundamental e o primeiro estado excitado do oscilador harmônico.

Passo 1

Bem, temos que:

ψ n x = A n x e - a x 2

Dessa forma, como a função exponencial não é par nem ímpar e y = x é uma função ímpar, ψ n ( x ) também será ímpar!! Mas, no momento em que elevamos ela ao quadrado, ela vira par, isso porque uma multiplicação entre duas funções ímpares resulta em uma função par. Ok?

Maasss ainda temos que multiplicar a função de onda ao quadrado por x , que como vimos é ímpar. Dessa forma, teremos a multiplicação de x (ímpar) por ψ 2 (par) que resultará num integrando ímpar!!

Após isso tudo, pelo termo dentro da integral ser ímpar, no oscilador harmônico, teremos essa integral sendo nula!! Pois os limites irão de um ponto genérico - x 0 até x 0 , o que anula a integral para a função ímpar.

Só isso!!

Resposta

Explicação no passo a passo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o comprimento de onda de um fóton capaz de excitar uma transição entre níveis de energia vizinhos de um oscilador harmônico cuja massa é de um próton ( 1,0078u ) e constante de força 855Nm - 1
Calcule o comprimento de onda de um fóton capaz de excitar uma transição entre niveis de energia vizinhos de um oscilador harmônico cuja massa é de um átomo de oxigênio ( 15,9949u ) e constante de for
Admitindo que as vibrações de uma molécula de 14N2, são equivalentes às de um oscilador harmônico com a constante de força k = 2293,8N.m - 1 , qual a energia do ponto zero da vibração dessa molécula?
Em um oscilador harmônico constituído por uma partícula de massa de 1 , 33 × 10 - 25k g , a diferença entre os níveis de energia adjacentes é 4 , 82z J . Calcule a constante de força do oscilador.
Repita o Exercício 9.10a e calcule o comprimento de onda do fóton no caso de a massa da partícula do oscilador duplicar.