Um nêutron de massa m colide frontalmente com um núcleo de massa M, que está inicialmente em repouso. a) Mostre que se a energia cinética inicial do nêutron era de K0, a energia cinética que ele perde durante a colisão é dada por 4mMK0/(M+m)² b) Para qual valor de M o nêutron incidente perde a maior energia? c) Quando M possui o valor calculado na parte (b), qual é a velocidade do nêutron depois da colisão?
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Na colisão elástica entre dois corpos, se um corpo está inicialmente em repouso, a relação entre a velocidade final do outro corpo e a velocidade inicial é dada pela equação (8.24):
Sabemos também que a energia cinética é dada por:
Passo 2
(a) Como a colisão entre o nêutron e o núcleo é elástica, podemos usar a equação (1); Portanto, substituindo mA=me mB=M, obtemos:
Usando a equação (2), a perda de energia cinética do nêutron é:
Passo 3
(b) Tomamos a primeira derivada da relação (R.2) em relação a M, então obtemos:
Assim, a perda máxima na energia cinética do nêutron ocorre quando o nêutron colide com outro nêutron.
(c) Se o núcleo for apenas mais um nêutron, a perda de energia cinética do nêutron é dada pela substituição de M=m na relação (R.2), então obtemos:
O nêutron perde toda a sua energia cinética se colidir com outro nêutron; Assim, a energia cinética do nêutron após a colisão é zero zero.
Portanto, a velocidade do nêutron após a colisão é:
Resposta
- Ver o desenvolvimento
- M=m
- 0